21 de abr. de 2021

Origem dos elementos químicos.

A teoria do Big Bang é geralmente a mais aceita para a origem do Universo. Ela afirma que uma esfera diminuta e extremamente densa, explodiu há 15 milhões de anos, espalhando os produtos dessa explosão na forma de nuvem em rápida expansão, com temperatura na casa dos 1030K. Após cerca de um segundo, o Universo já estava preenchido com prótons, elétrons e nêutrons. Passados mais alguns segundos, o Universo havia se resfriado em milhões e milhões de graus, e os prótons e nêutrons começaram a se combinar para formar núcleos de hélio. Depois de 8 minutos, o Universo consistia de 1/4 de hélio e 3/4 de hidrogênio. Muito próximo da composição do Universo atual, mesmo 15 bilhões de anos depois. Os elementos pesados como carbono, oxigênio, enxofre, fósforo, ferro e zinco, essenciais para a vida, não se apresentam em abundância no Universo.

A nuvem de hidrogênio e hélio foi se resfriando ao longo de milhares de anos e se condensou para forma

estrelas como o nosso Sol. Nelas, os átomos de hidrogênio fundem-se em mais átomos de hélio, e a energia flui para fora das estrelas. Por exemplo, o Sol converte, a cada segundo, 700 milhões de toneladas de hidrogênio em 695 milhões de toneladas de hélio e 3,9 x 1026 joules de energia são liberados.

Gradativamente, ao longo de milhões de anos, uma estrela queimando hidrogênio torna-se cada vez mais densa e quente. Os átomos de hélio inicialmente formados na estrela começam a fundir-se em elementos mais pesados (primeiro carbono, depois oxigênio, e depois neônio, magnésio, silício, fosforo e argônio). A estrela se torna ainda mais densa e quente. O hidrogênio é forçado para as regiões mais externas da estrela, que se torna uma gigante vermelha. Em certas circunstâncias, a estrela explodirá em um evento que chamamos de Supernova.

Uma única supernova tem brilho comparável ao de toda a galáxia no qual ela se formou.

O mecanismo de formação dos elementos de uma estrela é razoavelmente bem compreendido, e há uma grande evidência experimental que suporta essa teoria. Porém, a maneira pela qual esses elementos se agregam a partir da poeira de estrela em organismos vivos sobre nosso planeta ainda está longe de ser plenamente compreendida.

REFERÊNCIAS

Chemistry & Chemical Reactivity. by John C. Kotz, Paul M. Treichel, David A. Treichel, John R. Townsend, Dr John Townsend Paperback, 1,152 Pages, Published 2014 by Brooks Cole International Edition ISBN-13: 978-1-285-46253-0, ISBN: 1-285-46253-X


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado Pelo Comentário, Volte Sempre